O Grupo propõe discutir obras que contribuam para a formação humana dos participantes; intervenção junto à categoria; proposições para a defesa de uma educação pública, gratuita, laica e de qualidade. Construindo assim, uma intervenção qualificada na escola pública.

domingo, 11 de julho de 2010

Professores/as,

Diante das constantes dúvidas e questionamentos que têm surgido dentro da categoria. E entendendo que a suspensão da greve nos mantendo em ESTADO DE GREVE era no sentido de manter a categoria mobilizada para pressionar a aprovação dos pontos acordados com o executivo no dia 15/06. E ainda, a necessidade de acompanharmos as discussões sobre a reformulação do Plano de Carreira, que segundo nota publicada no site da APLB, já teve início. Defendemos que é URGENTE UMA ASSEMBLEIA DA CATEGORIA NO SENTIDO DE PROPORMOS AÇÕES FUTURAS.

Vale ressaltar que essa proposta de solicitação da ASSEMBLEIA SOLICITADA PELA BASE, somente terá respaldo se, mais uma vez, fizermos coletivamente, como assim se fez durante o processo de mobilização.


NÃO VAMOS DEIXAR ESSE MOMENTO PASSAR SEM A NOSSA INTERVENÇÃO. VOCÊ É IMPRESCINDÍVEL NESTE PROCESSO. JUNTOS SOMOS FORTES!!!




"É preciso lutar... é possível vencer".
GEED (Grupo de Estudos Educação em Debate)

quarta-feira, 7 de julho de 2010

Reunião Ampliada do GEED nesta quinta-feira, dia 08.07.


Interessados entrar em contato pelo email: fsaprofessor@gmail.com


Pauta principal: Assegurar discussão do Plano de Carreira




Reformulação do Plano de Carreira, pela valorização do magistério!


"É preciso lutar... é possível vencer".
GEED (Grupo de Estudos Educação em Debate

segunda-feira, 5 de julho de 2010

Placar cultural:2 de julho X Copa do Mundo


Placar cultural:2 de julho X Copa do Mundo

Entendendo a cultura como uma produção material e simbólica, na qual determinada sociedade pode demonstrar seus significados e significantes, verificamos o quanto foi difícil ver em 2010 os festejos do 2 de julho, ceder espaço para a Copa do Mundo e assim tornar seu legado cultural de independência na Bahia um cenário inexpressivo e esvaziado.


Deste modo, a comemoração do 2 de julho onde costuma-se demonstrar nas ruas o espírito cidadão em não só relembrar o percurso feito pelas tropas baianas na defesa do território contras os portugueses, mas também denunciar e chamar atenção da sociedade para a necessidade de acabar com todas as forma de exclusão social, venha perdendo força e cedendo o espaço para a Copa do Mundo, campanha eleitoreira, entre outras políticas excludentes. Assim, o cortejo sofreu prejuízos com excesso de vitrine política dos parlamentares que se fizeram presentes nas comemorações, bem como pela escassa  representação da sociedade civil e a respectiva carência de cavaletes de reivindicações, indignações políticas, sociais e econômicas. Talvez o momento em que estejamos vivendo seja de um mundo no qual alegria e prazer deixem assuntos mais urgentes para um segundo plano.
Neste sentido, tememos que o cenário atual de mundo que se divide entre palanque eleitoral para políticos e copa do mundo, faça perpetuar ainda mais as desigualdades sociais que fazem do caboclo e da cabocla apenas uma figuração de um simbolismo que não possui nenhum significado e significante, relegando o 2 de julho, ao verso da história do povo baiano e da nação brasileira. 


sábado, 3 de julho de 2010

Professores/as,

Já estamos no período determinado pelo governo para o estudo da proposta de alteração da Lei 01/94. Saímos do dia 15 de junho com o propósito de que a categoria deveria unificar-se em torno dessa possibilidade histórica de reparar as perdas históricas. No entanto, ainda não percebemos nenhuma proposição por parte da diretoria do sindicato no sentido de organizar o debate necessário para que possamos encaminhar com o respaldo da categoria nossa proposta.

Neste sentido, pedimos mais uma vez que os companheiros e companheiras possam se disponibilizar para checar as informações. Precisamos entrar em contato com a sede da APLB, no sentido de solicitar informações sobre como a diretoria pretende  em caráter de urgência uma ASSEMBLEIA DA CATEGORIA ainda nesta primeira quinzena do semestre, para já definimos o que iremos fazer ao longo desse tempo. Vale destacar que SUSPENDEMOS a greve, no entanto, estamos em ESTADO DE GREVE. Dessa forma, as atividades de mobilização com os professores da Rede Municipal devem continuar.

Não cometamos os mesmos erros históricos do passado, quando, diante da possibilidade de avançarmos nas conquistas, a categoria deixou-a escorrer por sua mãos. Nossa luta é legítima! Não podemos deixar todo o esforço e resistência demonstrado no período de greve se perder.

Contamos mais uma vez com a força da categoria!

Força na luta!

Reformulação do Plano de Carreira, pela valorização do magistério!
        
  "É preciso lutar... é possível vencer".
GEED (Grupo de Estudos Educação em Debate)

Lor separat