O Grupo propõe discutir obras que contribuam para a formação humana dos participantes; intervenção junto à categoria; proposições para a defesa de uma educação pública, gratuita, laica e de qualidade. Construindo assim, uma intervenção qualificada na escola pública.

terça-feira, 13 de setembro de 2011

CHAMADA DA APLB PARA ESTA QUARTA (14.09)

13/09/11
REDE MUNICIPAL - DIA 14/09/11 ÀS 8 HORAS - CÂMARA DE VEREADORES E ÀS 14:30 ASSEMBLEIA NO KILOGRIL
 
NESTA QUARTA-FEIRA, ÀS 8 HORAS, TODOS À CÂMARA DE VEREADORES PARA ACOMPANHAR A VOTAÇÃO: • DOS 4% SOBRE O SALÁRIO ATUAL • DAS REFERÊNCIAS G e H e RESPECTIVOS PERCENTUAIS. • DO LIMITE – 1º DE DEZEMBRO PARA IMPLANTAÇÃO DE OUTROS DIREITOS QUE NÃO IMPLIQUE EM AUMENTO DE DESPESAS. OBS.: ÀS 14h30min., ASSEMBLÉIA NO ESPAÇO KILOGRIL.
 



           "É preciso lutar... é possível vencer".
            GEED (Grupo de Estudos Educação em Debate)

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

REPASSE DA OCUPAÇÃO NA CÂMARA

No final da tarde de hoje (12.09) os vereadores Justiano França e Maurício de Carvalho assumiram o compromisso de corrigir, junto ao Governo, a mensagem e o Projeto de Lei que foi enviado hoje para Câmara. Neste referido projeto, o reajuste de 4% estava vinculado ao salário de dezembro de 2010 e os demais pontos do acordo do governo com a categoria foram abordados de forma imprecisa na mensagem que acompanhava o projeto, sem data definida ("posteriormente") para votação ou implantação.

Além disso, os professores presentes defenderam a inclusão da gratificação por cursos de aperfeiçoamento na mensagem, visto que os mesmos não teriam impacto imediato na folha, e já havia sido sinalizado pelo Sec. de Educação que o governo era favorável desde que dentro da limitação estabelecida pelo Sec. da Fazenda. Também foi esclarecido que os professores querem que os demais pontos que não geram custeio sejam citados separadamente na mensagem enviada à Câmara e não de forma genérica como vem sendo apresentado.
Amanhã depois da leitura e avaliação do Projeto de Lei e da Mensagem que acompanhará o projeto a categoria irá deliberar pela data e horário da assembléia.

PARTICIPE A LUTA É DE TODOS!!!   

AMANHÃ, ÁS 8:30H, NA CÂMARA MUNICIPAL







 "É preciso lutar... é possível vencer".
              GEED (Grupo de Estudos Educação em Debate)


ESTAMOS AGUARDANDO PELO ENCAMINHAMENTO DO PROJETO REVISADO DO PLANO DE CARREIRA.

VEJAM NOVAS FOTOS DA OCUPAÇÃO:



NOTÍCIAS DA OCUPAÇÃO

ESTAMOS CONVOCANDO À TODOS OS PROFESSORES PARA SE FAZEREM PRESENTE NA CÂMARA MUNICIPAL, A PARTICIPAÇÃO DE CADA UM É FUNDAMENTAL PARA OBTERMOS VITÓRIA.


 O PLANO DE CARREIRA É NOSSO E VOCÊ FAZ PARTE DESSA LUTA!!!!

O PRESIDENTE DA APLB DA ÀS COSTAS A CATEGORIA:


OCUPAÇÃO DA CÂMARA


PROFESSORES OCUPAM A CÂMARA DE VEREADORES DE FEIRA DE SANTANA E COBRAM DO EXECUTIVO O ENVIO, EM REGIME DE URGÊNCIA, DO PLANO DE CARREIRA PARA SER APROVADO PELOS VEREADORES. 
ÁS 15:00, NA CAMARA HAVERÁ UMA REUNIÃO COM A COMISSÃO DE GREVE, VEREADORES E REPRESENTANTES DO GOVERNO PARA DISCUTIR O ENVIO DO PROJETO DE LEI COM A REFORMA DO PLANO DE CARGOS E SALÁRIOS.
VENHA PARTICIPAR, SÓ A NOSSA PRESENÇA PODE GARANTIR A NOSSA VITÓRIA!








           "É preciso lutar... é possível vencer".
              GEED (Grupo de Estudos Educação em Debate)
            Moderador

Greve continua: Professores reclamam que presidente sindical deu as costas ao movimento


Notícias » Gerais» Ir para página inicial

Greve continua: Professores reclamam que presidente sindical deu as costas ao movimento

12/09/2011 11:10
Na manhã de hoje (12) os professores da rede municipal ocuparam a Câmara de Vereadores para tentar o adiamento da votação do Projeto de Lei que regula o Plano de Carreira da categoria. Segundo a professora Verena Cerqueira o projeto que será votado na Câmara não contemplou os pontos que levaram os professores a entrar em greve. “Nesse projeto só veio regulamentando o aumento salarial, quando na verdade o principal ponto da mobilização, que é a alteração do Plano de Carreira e nada disso foi designado na matéria”, disse.
Essas alterações são as gratificações por cursos, criação da regência de classe e das referências de mestrado e doutorado. “Consta apenas um documentos anexo de compromisso igual ao que recebemos o ano passado quando suspendemos a greve. Não vamos terminar a greve somente com esta promessa. Decidimos em assembléia que sairíamos da greve hoje se o nosso acordo com todos os pontos do plano de carreira estivessem no projeto e não está”, afirmou Cerqueira
A professora disse que a categoria quer realizar uma assembléia para que seja definido os rumos do movimento e reclama que há uma divisão entre a classe para que a greve termine e isso dificulta a realização da assembléia. Os professores estão descontentes também com a postura do presidente da APLB, Germano Barreto, que estaria, segundo os docentes, dando às costas ao movimento.
Para o vereador Mauricio Carvalho (PR), o líder do governo na Casa, a administração municipal está cumprindo com os pontos que foram pleiteados pela categoria. “Tudo está sendo cumprido, não há razões para isso”, disse o edil sobre o movimento desta manhã. A tarde o sindicato, APLB e veradores se reúniram na Câmara, a partir das 15h.
(Por Hamurabi Dias)


domingo, 11 de setembro de 2011

SEGUNDA-FEIRA (12.09), ÀS 9:00H, NA CÂMARA MUNICIPAL


Companheiros/as, 


Um bombardeio de notícias chegou a nós nestes dias em que estivemos desmobilizados, e faz-se necessário que estejamos atualizados para que diante desses fatos possamos nos posicionar e tomar a melhor decisão.


Dentre os últimos fatos que merece a nossa análise é que o executivo municipal publicizou uma nota informando que foi encaminhado a câmara de Vereadores o projeto que seria a resposta ao nosso acordo (http://www.feiradesantana.ba.gov.br/noticia.asp?id=9481). Essa nota ainda esclarece que no referido decreto consta apenas o reajuste salarial e nenhum outro ponto já acordado com a categoria, sequer informa data marcada para tramitar na câmara, ou seja, não há prazos para a implementação das novas referências, nem para o cumprimento das mudanças de referência e enquadramento automáticos, assim como outros pontos que elencamos como sendo sem impacto financeiro.


Acrescesse a esta lista de incertezas o adiamento da votação do Plano Municipal de Educação, do qual não teremos como fazer acompanhamento desmobilizados, uma vez que o sistema de comissões proposto por Marialvo para revisar o plano só tem como contar com a participação dos professores se estes estiverem fora de sala de aula, ou seja, mobilizados. Logo, a revisão sem mobilização contará apenas com o olhar dos vereadores, que como sabemos são em sua maioria governistas.


Embora a lista de preocupações já pareça grande, ainda existe um elemento a ser acrescentado, também foi noticiado em sites da cidade
http://www.diafeira.com/noticia/13622/governo+da+4por+cento+e+quer+fim+da+greve+de+professores  que os 4 %, além do FGE dos diretores, foi a única vantagem do acordo com cumprimento sinalizado, e que os 4% não se dará sobre o valor do nosso salário de 2011, mas sim sobre o valor do salário de 2010. 


Para além deste quadro de incertezas e armadilhas, algumas já conhecidas por nós, ainda nos encontramos num momento muito delicado da nossa mobilização, onde o fim da greve já chegou a ser encaminhado pela liderança sindical, onde o discurso de desunião tem ganho força entre parte da categoria, o que dificulta consideravelmente a nossa tomada de decisão, mas nem de longe nos imobiliza, contudo, diante de tudo que estamos apresentando, vislumbramos que a único passo que nos mostra vivos neste combate é o da união.


Por isso, independente do quanto estejamos revoltados com estas informações, ou assustados, motivados, ou desmotivados com a luta, teremos que estar igualmente mobilizados nesta segunda- feira para que não haja dúvida de que não estamos dispostos a ser enganados mais uma vez, e de que os lutadores e lutadoras da educação não estão de brincadeira, eles estão unidos pra fazer valer seus direitos.





A VITÓRIA DEPENDE DE CADA UM DE NÓS!!!!


"É preciso lutar... é possível vencer".
         GEED (Grupo de Estudos Educação em Debate)

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

VOTAÇÃO DO PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

PROFESSORES(AS),


OS PROFESSORES NA MANHÃ DE HOJE COMPARECERAM A CÂMARA MUNICIPAL DE VEREADORES PARA ACOMPANHAR A VOTAÇÃO DO PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, ONDE FORAM INFORMADOS QUE ESTA VOTAÇÃO NÃO ACONTECERIA NO DIA DE HOJE, SENDO TRANSFERIDA PARA AMANHÃ PELA MANHÃ.

TENDO EM VISTA DESTA MUDANÇA, CONVOCAMOS TODOS OS PROFESSORES PARA UNIFICARMOS NOSSA LUTA FAZENDO-SE PRESENTES AMANHÃ (TERÇA-FEIRA) ÀS 9:00H NA CÂMARA DE VEREADORES E ASSIM ACOMPANHAR O VOTO DAQUELES QUE REALMENTE VEEM A EDUCAÇÃO COMO UMA PRIORIDADE.


FOI INFORMADO TAMBÉM NESTA MANHÃ PELA APLB QUE A PROPOSTA ENCAMINHADA AO EXECUTIVO PELA CATEGORIA SERÁ RESPONDIDA ÀS 12:00H DESTA SEGUNDA-FEIRA, E QUE TEREMOS UMA ASSEMBLEIA NA TERÇA-FEIRA A TARDE PARA AVALIARMOS A RESPOSTA DO GOVERNO.



Lor separat