O Grupo propõe discutir obras que contribuam para a formação humana dos participantes; intervenção junto à categoria; proposições para a defesa de uma educação pública, gratuita, laica e de qualidade. Construindo assim, uma intervenção qualificada na escola pública.

segunda-feira, 12 de março de 2012

Será que a direção da APLB deseja mostrar serviço nos 45 minutos do 2º tempo?

Caros professores e professoras,


Ante o comunicado Urgente-Urgentíssimo da APLB, postado em pleno sábado à tarde (http://aplbfeira.com.br/?p=907), quando eles já estavam cientes da mobilização de vários professores para a formação de uma chapa alternativa para as próximas eleições devemos permanecer bem alertas.
Segundo a chamada a pauta será “o resultado da audiência com o Governo Municipal” que foi realizada no dia 27 de fevereiro, ou seja, há quatorze dias. Por que será que esta assembleia demorou tanto tempo para ser agendada e foi divulgada agora, neste último sábado? Será que a direção da APLB deseja mostrar serviço nos 45 minutos do 2ºtempo? Será que só depois que uma chapa concorrente se inscreveu eles pensaram na possibilidade de sua gestão não estar agradando aos seus associados? Depois de nos desmobilizarem no final do ano passado, quando a categoria acordou com os vereadores Justiniano França e Maurício de Carvalho o retorno às salas de aulas sob o compromisso da Câmara votar a atualização do Plano de Cargos e Salários no início de dezembro; depois de orientar os professores com mestrado e doutorado a solicitarem a mudança de referencia junto a Secretaria de Educação, cientes que esta última não iria sequer receber os requerimentos; depois justificarem que usaram desta manobra para pressionar o governo desconsiderando que nós, e apenas nós, estávamos trabalhando para repor as aulas e mesmo assim, em confiança ao comunicado, nos mobilizamos em busca do reconhecimento de nossa formação; sem falar na apatia ante as mobilizações nacionais; na indiferença às orientações do Conselho Nacional de Trabalhadores da Educação (CNTE) sobre acionar a justiça para cumprimento da Lei do Piso; e na falta de transparência com as nossas contribuições, cuja prestação de contas deveria ser feita anualmente, como rege o estatuto da APLB.
São muitos os descontentamentos com esta direção que diz nos representar e agora temos uma chance de mudá-la com a chapa “Luta e resistência”. E isso deve ser um motivo de força e renovação em nossa luta. Entretanto, outra preocupação nos remete a este chamado para a assembleia na próxima quarta que é a sua pauta. E por isso, colegas professores e professoras, precisamos nos fazer presentes em defesa do que foi acordado:
· Regência de 5%;
· Criação das referências G (mestrado) e H (doutorado);
· Todas as mudanças que não implicam em aumento de custos e dentre elas o enquadramento e mudança de referência automática. O que nos garante dar entrada no benefício em qualquer período do ano, com o prazo de 90 dias para deferimento e retroativo a data de entrada.
Lembrando que a nossa luta para incluir na reformulação do nosso Plano as gratificações por cursos de formação continuada é um direito assegurado pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação (Lei nº 9394/96) e não um favor.

Pela valorização do magistério e por uma representação digna da nossa categoria, força na luta!


"É preciso lutar... é possível vencer".
GEED (Grupo de Estudos Educação em Debate)

domingo, 11 de março de 2012

AGORA TEMOS OPÇÃO!!! CHAPA 2: LUTA E RESISTÊNCIA!!


APLB TEM CHAPA DE OPOSIÇÃO:LUTA E RESISTÊNCIA


Vejam as fotos da inscrição da chapa:





quarta-feira, 7 de março de 2012

O PROFESSOR SERÁ O ÚLTIMO A SABER???

O PROFESSOR SERÁ O ULTIMO A SABER???

Prezados/as professores,


Dessa vez a mensagem segue com um tom de indignação. E adivinha por conta de quem? Do nosso sindicato, é claro. Sem qualquer constrangimento em demonstrar a sua intenção de eliminar uma possível oposição, elaboraram um edital com dois sábados e dois domingos fazendo parte dos dias para a inscrição de chapas. Ao mesmo tempo, sabemos bem o que esta diretoria está temendo, pois boa parcela das lutas ao longo dos últimos anos ocorreu muito mais por conta da base que reconhecia a necessidade de uma mobilização forte do que, necessariamente, por conta do interesse dos seus diretores.


Diante disso, cabe perguntar:

Já não está na hora de reagirmos a uma diretoria conservadora?

Você sabia que a montagem de uma chapa de oposição só acontecerá se você resolver dar a sua contribuição?
Você já pensou em mais três anos com essa diretoria sem fazer prestações de contas, com a ausência de uma política de defesa dos direitos adquiridos pelos professores e fazendo coalizões com o Governo Municipal e Estadual?


Já não está na hora de você sair da crítica e ajudar a criar a oposição a esta direção?


O tempo urge. Temos apenas essa semana para consolidar uma chapa de oposição e, sem a sua ajuda não será possível.

Contamos com a sua presença.

REUNIÃO DO GEED
DATA: 08/03
HORÁRIO: 18H
LOCAL: CUCA

Juntos somos mais fortes!

É possível lutar, é preciso vencer.

Esperamos a sua resposta e contribuição.

"É preciso lutar... é possível vencer".
GEED (Grupo de Estudos Educação em Debate)
           

Lor separat