O Grupo propõe discutir obras que contribuam para a formação humana dos participantes; intervenção junto à categoria; proposições para a defesa de uma educação pública, gratuita, laica e de qualidade. Construindo assim, uma intervenção qualificada na escola pública.

quarta-feira, 26 de maio de 2010

REPASSE DA GREVE( 17.05 à 21.05)


Como forma de manter os/as companheiros/as informados sobre as atividades que estão ocorrendo durante a greve, no esforço de, no final de cada semana, enviar um relato do que vem ocorrendo.

Sendo assim, tentaremos resgatar os principais acontecimentos de cada dia de mobilização:

Segunda-feira (17/05)

Pela manhã tivemos na Câmara de Vereadores, quando mais uma vez pudemos constatar a nossa força. Ocupamos as galerias e manifestamos todo o nosso desagravo ao reajuste vergonhoso de 4,31%. Diante da forte pressão realizada pela categoria, conseguimos agendar uma reunião de negociação.

Nesta reunião, diante de tanto impasse, os representantes do Executivo mais uma vez demonstraram sua intransigência quanto ao reajuste para a categoria. Ao mesmo tempo, quando questionado sobre o aumento das verbas do FUNDEB que não vem sendo repassado no vencimento dos professores, os representantes do Executivo Municipal apelam para a Lei de Responsabilidade Fiscal e de um suposto aumento da Folha.

Contudo, identificamos também o grande aumento de professores estagiários e do excessivo aumento dos cargos de confiança promovendo um “inchaço” na Folha de Pagamento. Além do mais, o pagamento dos professores é realizado com uma verba específica, o que nos coloca numa posição de desconfiança quanto à explicação dos respectivos representantes.

Quanto à proposta de reajuste salarial, após um longo tempo de impasse, surgiu proposta de substituir o vale-refeição pelo reajuste a todos os servidores, o que aumentaria apenas em 1,69% o reajuste para a categoria. Isso implicaria para os professores que estão em início de carreira em um aumento nos salários de R$ 9,00. Somando o percentual dos dois reajustes, chegaríamos ao valor de aproximadamente R$ 32,00 no salário inicial.

A reunião se restringiu ao impasse causado pelo reajuste salarial e, a Comissão de Negociação, respeitando o espaço maior de deliberação dos professores, não determinou que este seria o reajuste, mas que essa contra-proposta seria encaminhando e discutido na Assembleia da categoria, que seria realizado no dia 18-05.

TERCA-FEIRA (18-05)

Os professores retornaram pela manhã à Câmara de Vereadores para acompanhar a discussão referente ao reajuste para os servidores Municipais. Nesta Sessão pudemos identificar alguns elementos importantes para a nossa Luta pela alteração do Plano de Carreira: O primeiro seria da elaboração do Plano Municipal de Educação que desde o final do ano de 2007 encontra-se na Procuradoria do Município sem nenhum andamento; o outro fato é o da possibilidade de desvinculação do Estatuto do Magistério do Estatuto dos Servidores. Quanto a este segundo ponto, constatamos um argumento forte para melhor esclarecer como vem sendo gasto as verbas do FUNDEB em nosso município.

Pela tarde foi realizada Assembleia da categoria e apresentado o repasse da reunião da Comissão de Negociação com representantes do Executivo. Diante do impasse nas negociações e da proposta do Executivo, os professores por unanimidade deliberaram por continuidade da Greve. Também foi retirada a proposição de se realizar visitas em escolas e dois atos públicos. O primeiro na quarta (19-05) pela manhã, no sentido de informar à população sobre nossos pontos de pauta, e um segundo de proporções maiores, envolvendo setores da sociedade interessados em demonstrar seu apoio nesta atividade PELA VALORIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO E DO MAGISTÉRIO, que acontecerá nesta segunda-feira, 24/05, às 8:00h. em frente a prefeitura municipal.

QUARTA-FEIRA (19-05)

Pela manhã nossa manifestação mais uma vez alcançou êxito. Bloqueamos uma parte da Av. Getúlio Vargas e pudemos dialogar com a população sobre nossas pautas de reivindicação. também foi lida uma Moção de Apoio do Grupo de Pesquisa LABELU-UEFS que resgatou um pouco da história das lutas pela educação pública em Feira de Santana. Pudemos conversar com a comunidade por meio da panfletagem e reforçamos nossos laços de solidariedade entre a categoria. Ou seja, nos renovamos na luta a continuidade da greve.

Pela tarde, foi ampliada a comissão de professores responsáveis em visitar escolas. Durante as visitas, pudemos reconhecer que as grandes escolas do Município e mesmo aquelas que passaram por reformas tiveram suas atividades interrompidas, respeitando a deliberação da Assembleia. Nas poucas escolas que estavam funcionando, o que se constatou, na verdade, foi um argumento apresentado de que existia um número muito significativo de estagiários. Ainda assim, as escolas não estavam funcionando plenamente e algumas sinalizaram que estariam aderindo ao processo de mobilização. Isso contradiz o que vem sendo divulgado pelo executivo de que 60% das escolas estão funcionando normalmente.


QUINTA E SEXTA (20 e 21-05)

Na quinta foram retomadas as visitas nas escolas, sendo uma riquíssima oportunidade para esclarecer aos professores ainda temerosos sobre a legalidade e legitimidade da greve. As poucas escolas que estavam funcionando aderiram ao processo de Greve e reconhecemos a tamanha indignação dos professores quanto à situação em que chegou a educação no município e da crescente desvalorização do magistério.

Na sexta-feira as visitas continuaram. Também aproveitamos este dia para fazer contato com setores pastorais, movimentos sociais, grupos de pesquisa, Sindicatos, no sentido de consolidarmos o ato da segunda-feira (24-05), no qual pretendemos ter a estimativa de mil pessoas nas ruas, reivindicando e amplificando nossa luta pela valorização do magistério e pela educação pública, gratuita e de qualidade.



Feira de Santana, 23 de maio de 2010




"É preciso lutar... é possível vencer".
GEED (Grupo de Estudos Educação em Debate)

Um comentário:

  1. Eu ponho fé é rapaziada que vai segurar esse rojão.

    Vamos amigo lute, senão a gente acaba perdendo o que já conquistou e o que tem a conquistar.

    A presença de cada um é alimento que me faz permanecer na luta.

    Vamos resistir! Todos às ruas!

    Edson

    ResponderExcluir

Lor separat