O Grupo propõe discutir obras que contribuam para a formação humana dos participantes; intervenção junto à categoria; proposições para a defesa de uma educação pública, gratuita, laica e de qualidade. Construindo assim, uma intervenção qualificada na escola pública.

domingo, 12 de setembro de 2010

16 DE SETEMBRO MOBILIZAÇÃO NACIONAL

Miniatura do item


PROFESSORES E PROFESSORAS,



Dia 16 de setembro completa dois anos de luta pela implantação do Piso Salarial Nacional. Está é uma luta histórica que já vem sendo travada há décadas. Muitos Municípios do Brasil e, principalmente, do Nordeste e da Bahia pagam salários aviltantes aos professores, em alguns casos bem abaixo do mínimo. 

No caso de Feira de Santana, além da luta pelo PSN temos também outra pauta de reivindicação importantíssima que é a reformulação do nosso Plano de Cargos e Salários. Essa nova proposta é resultado do acordo feito entre a categoria e o Executivo no dia 15 de junho que culminou com a suspensão da greve de professores, mas que até o momento ainda não obtivemos uma resposta concreta por parte do executivo, embora já estejamos próximos do fim do prazo para análise da proposta de reformulação do Plano.
Diante disso, queremos socializar que a CNTE - Confederação Nacional dos Trabalhadores da Educação (http://www.cnte.org.br/) está convocando para o dia 16 de setembro, uma Mobilização Nacional dos Trabalhadores da Educação pelo PSN. Este pode ser um momento importante para debatermos o andamento do processo de reformulação do nosso Plano de carreira. Neste sentido, gostaríamos de perguntar: Será que o nosso Sindicato continuará "Paralisado" e calado em relação ao andamento da Reformulação do Nosso Plano de Cargos e salários e a Implementação do PSN no Município? Como faremos para, nesta data, acelerar a discussão sobre o andamento do Plano de Carreira? Com a resposta, a categoria.

E só lembrando: faltam 19 dias para terminar o prazo para o executivo enviar o projeto de Reformulação do Plano de Cargos e Salários para a Câmara de Vereadores.

  "É preciso lutar... é possível vencer".
GEED (Grupo de Estudos Educação em Debate)
                            




 Miniatura do item

Eleições 2010: CNTE lança documento "compromisso com a educação pública de qualidade"

Nesta semana, todas as entidades filiadas à CNTE receberão um material contendo as propostas dos trabalhadores em educação a serem apresentadas aos candidatos às eleições 2010 (Presidente, Governador, Senador e Deputados Federais, Estaduais e Distritais) junto com uma carta-compromisso para ser assinada por aqueles que se comprometem com a nossa pauta para a qualidade da educação pública e a valorização de seus profissionais. O documento também está disponível aqui.

A iniciativa da CNTE tem por objetivo chamar a atenção da classe política e da sociedade em geral para as ações mais importantes no sentido de que o país permaneça a trilhar um caminho de resgate de sua educação pública - que, aliás, ainda é bastante longo.

Aumento do percentual do PIB em investimento na educação, gestão democrática nos sistemas e escolas, políticas de valorização profissional (como o pagamento do piso salarial do magistério e a instituição de planos de carreira para todos os trabalhadores da educação), segurança nas escolas, respeito à negociação coletiva com os trabalhadores, fim da terceirização escolar e profissionalização dos trabalhadores são alguns dos temas de nossa pauta.

Esperamos que essa iniciativa constitua-se em mais um incentivo ao debate social em torno da importância da educação para a qualidade de vida da nossa população e para o desenvolvimento sustentável e duradouro do Brasil. E, na qualidade de formadores de opiniões em nossos ambientes de trabalho e comunidades, nós, trabalhadores em educação, não poderíamos nos furtar em discutir esses temas de extrema importância para o futuro do país.

Lembramos que no dia 16 de setembro a CNTE realizará ato no Supremo Tribunal Federal para entregar aos ministros do Tribunal um dossiê contendo denúncias de estados e municípios que descumprem a Lei do Piso. O documento também será entregue ao Presidente Lula, aos presidentes da Câmara e do Senado e ao ministro da Educação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lor separat